sábado, 26 de abril de 2008

GUAÍBA, O NOSSO VIZINHO ILUSTRE!

Guaíba é tido como um lago ou estuário do Rio Grande do Sul, Brasil.
Atualmente, a tese aceita pela comunidade científica é de que o Guaíba seja um lago, apesar de ser amplamente conhecido como Rio Guaíba. As características de correntes, ventos e vegetação das margens levam a concluir que o Guaíba seja um 'lago'. Apesar de existirem estudiosos que continuam afirmando que o Guaíba seja um rio.
Os rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí desembocam no Delta do Jacuí, formando então o Guaíba, que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. A partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por seqüência, para o Oceano Atlântico. Possui área de 547 quilômetros quadrados, comprimento de 50 quilômetros, largura variável entre 900 metros e 19 quilômetros, profundidade média de 3 metros e canal de navegação entre 4 a 6 metros, volume de 1,5 bilhão de metros cúbicos.
O nome, de origem indígena, significa lugar onde o rio se alarga (gua - grande, I - água ou rio, ba - lugar)
Na orla do Guaíba, encontram-se diversos pontos referenciais de Porto Alegre, como o Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, a avenida Beira-Rio (muito usada para esportes), o Anfiteatro Pôr-do-Sol, ruinas do que foi o Estaleiro Só, o Iate Clube Guaíba, o Clube Veleiros do Sul, o Clube dos Jangadeiros e outros.


A Ponte do Guaíba é a ponte que o cruza, ligando a capital à porção sul do Estado.
Com a implantação do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), em um prazo de 20 anos (a contar de 2007), as águas do Guaíba serão balneáveis novamente. A obra, uma das mais significativas da história de Porto Alegre, promoverá uma mudança muito importante para a população, garantindo melhores condições de moradia, saneamento e empregabilidade para mais de 700 mil pessoas. As negociações com o BID, principal financiador do projeto, começaram em 2000 e finalmente começam a produzir resultados concretos.



Localização: Porto Alegre, RS

Área da superfície: 496 km²

Afluentes ( Arroios situados às suas margens)

* Rio Jacuí (84,6%)

*Rio dos Sinos (7,5%)

*Rio Caí (5,2%)

*Rio Gravataí (2,7%)

Comprimento máximo: 50 km

Largura máxima: 20 km

Profundidade média: 2 m

Profundidade máxima : No canal de navegação 12 m

Volume aproximadamente 1,5 km³

Cidades vizinhas: Porto Alegre

País/es banhado/s: Brasil