quinta-feira, 17 de abril de 2008

File 08

A interatividade com o mundo virtual é mais uma aula extra-classe desse primeiro trimestre para os alunos da 4ª. Séries. A turma 41 conferiu a mostra FILE POA – um Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - exposta no Santander Cultural. Os alunos foram acompanhados pela Professora Rita de Cássia, e na falta de um mediador convidamos a Artista Plástica Cibele Grassi para orientar o nosso grupo.



Entre brincadeiras e interatividade, o grupo pode se divertir fazendo parte dos cenários virtuais e relacionar o trabalho realizado em sala de aula com as novas descobertas do mundo eletrônico.
Através dessa mistura de arte e tecnologia ao vivo onde se pode ‘’brincar’’ com ‘’tudo”, buscamos alcançar nosso objetivo, ou seja, que a mostra, os cenários e as possibilidades virtuais sirvam de inspiração e conhecimento para o trabalho realizado em sala de aula.



Nossa aula extra-classe foi uma importante oportunidade para que o grupo turma pudesse conhecer artistas que trabalham com tecnologia multimídia. Ao se apropriarem do que viram no FILE POA com certeza irão construir novos conhecimentos de uma maneira inovadora e própria.Deixando assim de ser apenas um apreciador, mas mais um criador.




*************************************************************************
*************************************************************************
O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica é o maior festival de arte e tecnologia do Brasil e da América Latina, e, com o projeto SE LIGA, o Santander Cultural e o Oi Futuro realizam a mostra do Festival em Porto Alegre, no período de 20/02 a 20/04, e no Rio de Janeiro, de 27 de fevereiro a 30 de março. O FILE POA será a mostra de abertura da temporada 2008 de artes visuais do Santander Cultural que apresenta o festival pela primeira vez no Sul do País.
O FILE é uma iniciativa brasileira, conectada a rede dos importantes festivais mundiais do gênero, que acontece em São Paulo desde o ano 2000 com apoio do SESI, na galeria da Avenida Paulista, e busca promover e estimular as expressões estéticas produzidas para o universo da cultura eletrônica e digital. A partir de 2006 aconteceu também no Centro Cultural Telemar (atual Oi Futuro), no Rio Janeiro e, em 2008, com a realização/patrocínio do Santander Cultural e Oi Futuro esse ano, passa a acontecer simultaneamente em Porto Alegre e no Rio de Janeiro.
O Festival contribui para uma reflexão atual sobre as principais questões do universo eletrônico-digital contemporâneo, reunindo trabalhos de web-art, net-art, vida artificial, hipertexto, animação computadorizada, realidade virtual, software-art, além de games, filmes interativos, e-videos, panoramas digitais (fotos 360º) e instalações de arte eletrônica e robótica, em salas interativas e imersivas.
Em 2008, ao todo, cerca de 323 obras e instalações de 206 artistas de 30 países estarão em exibição nas duas mostras. Em POA, 220 obras de 56 artistas de 21 países representam à expressiva evolução do Festival nestes oito anos de existência.
O Santander Cultural destaca também o programa de atividades simultâneas à mostra oferecendo produtos e serviços aos diversos públicos, em particular no campo da produção do conhecimento, desenvolvido em parceria com instituições públicas e privadas, governos e universidades, entidades de classe, ONGs e outras organizações. Estas atividades são oferecidas gratuitamente ao público e envolvem desde mediação e visitas guiadas, palestras, debates, cursos, mostras paralelas, até lançamento de livros e outros produtos, projetos e programas.
Esse programa gera a ampla participação do público, a integração de expertises, fomenta a qualificação profissional, promove o desenvolvimento socioeconômico dos diversos setores envolvidos e incrementa o cenário cultural de Porto Alegre e do Rio de Janeiro ao inserir as cidade e os Estados no circuito do FILE no Brasil.
Local: Santander Cultural, Rua Sete de Setembro, 1028.
Data: 20 de fevereiro a 20 de abril de 2008.
Horário: Segunda à sexta-feira das 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados das 11h às 19h.